terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Nem tão comprovado assim

"É preciso que tenhamos sempre em mente que, tanto o evolucionismo quanto o criacionismo não possuem provas absolutas daquilo que pregam. E por isso que são chamados de teorias. Mas o que é exatamente uma teoria?

De acordo com Marcelo Gleiser, autor do livro a dança do universo (pág. 18) “teorias científicas são supostamente testáveis e devem ser refutadas caso não descrevam a realidade.”

O fato é que nem a evolução nem a criação de tipos básicos pode ser demonstrada no laboratório.
Aqueles que apóiam o modelo da evolução acham que ela agora já e um fato confirmado. Crêem que a evolução e uma “ocorrência real”, uma “realidade”, uma “verdade” conforme alguns dicionários definem a palavra fato.

Mas será mesmo?

Houve um tempo em que se achava que a terra era plana. Atualmente já se confirmou, com certeza, que ela tem formato de esfera. Isso é um fato.

Cria-se, outrora, que a Terra era o centro do Universo, e que os demais corpos celestes giravam em torno dela. Atualmente temos evidências de que a Terra gira em órbita elíptica em torno do Sol. Isso, também e um fato.


Muitas coisas que outrora eram apenas teorias debatíveis foram confirmadas pela evidencia como fatos sólidos, realidades, verdades. Será que um exame da evidência em favor da evolução lhe daria igual respaldo?

É curioso que, desde que o livro de Charles Darwin, A Origem das Espécies, foi publicado oem 1859, vários aspectos dessa teoria passaram a ser motivo de considerável discordância, mesmo entre cientistas evolucionistas de renome. Hoje em dia, tal disputa é mais acirrada do que nunca. A revista científica Discover pôs a situação no seguinte pé: “ A evolução ... não está sob ataque de cristãos fundamentalistas, mas também é questionada por cientistas de grande reputação. Entre paleontólogos, há crescente discordância quanto ao conceito prevalecente do darwinismo” Discover, “A tartaruga ou a lebre?”, por James Gorman, pág. 88, outubro de 1980.

Francis Hitching, evolucionista e autor do livro The Neck of the Giraffe, declarou: “O darwinismo, a despeito de toda aceitação que goza no mundo científico como grande princípio inificador da biologia, depois de um século e um quarto, acha-se envolto num surpreendente montão de dificuldades” Francis Hitching. The Neck of Giraffe, pág.12, 1982.

Francis Crick, ganhador do Prêmio Nobel, embora ateu, confessou: “Um homem honesto, armado de todo o conhecimento disponível atualmente só poderia declarar que, em certo sentido, no momento, a origem da vida parece ser quase um milagre, tantas são as condições para que ela se iniciasse Citado por John C. whitcomb, em: A Terra... De Onde Veio?, pág. 87"

de: Borges, Michelson. citado em: A Origem Da Vida,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial